terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos mestres, com carinho

Dia do mestre. O que isso significa para você?
Para mim significa muita coisa. Muita coisa importante.

Em primeiro lugar, se eu estou hoje aqui, ESCREVENDO neste blog, foi porque alguém me ensinou. E esse alguém não é qualquer pessoa é, além de ser um ser humano, uma e excelente professora.
Lembro do nome de quase todas (os) da época de escola.

Tia Angélica, Tia Lelê, Tia Michele, Tia Claudia, Tia Jacinta, Tia Sandra, Tia Márcia, Tio Gleuson, Tio Sérgio, Professor Iran, Professor Rian, Professora Alessandra, Professora Simone, Professor Thiago, Professor Bruno, Professor Emannuel, Professor Paulo, Professor Antônio T., Professor Emílio, Professor Hormes, Professor Katyara...

Esses sim marcaram a minha vida. Foram essenciais para a minha aprendizagem tanto formal como social. Se eu sou hoje como sou e quem eu sou e estou onde estou é por causa deles. Falo isso com muito orgulho, pois estou feliz de quem sou e de onde estou.

Estou no lugar que sempre sonhei na minha vida: na graduação, cursando Letras.
Um dia serei mestre também.
Já tive a oportunidade linda de dar algumas aulas e me apaixonei, foi quando percebi que eu acertei de primeira no que escolhi para fazer durante a minha vida inteira. Eu quero educar e fazer a minha parte para melhorar, nem que seja um pingo, a educação neste país. Tenho fé de que conseguirei.

Quando se trata do assunto educação, temos que lembrar de onde estamos e por que estamos. Estamos aqui porque alguém nos levou até aqui e quem foi (foram) - além de nossa família?
Nossos professores desde bebezinhos até o último ano do ensino médio.

Digo isso não porque serei professora também, mas porque os professores não ensinam só a matemática, o português, a física, a química, o inglês, etc. eles ensinam como ser um cidadão, como lidar com o amigo ou numa discussão, como se comportar em público, como viver numa sociedade; além disso, ensinam mais, te direcionam como você pode pensar e formar a sua própria opinião.

Lamento demais a situação atual do Brasil: os professores estão precisando fazer greves e manifestações para serem enxergados pelo governo e receberem o devido valor, o valor que eles sempre mereceram e merecem. Pois, se o governador, o prefeito, a presidenta e afins estão onde estão, foi porque professores os ajudaram. Não digo o valor em dinheiro/riqueza, mas sim o verdadeiro reconhecimento que muitas pessoas não dão.

Dou todo o meu apoio aos professores e que melhoremos o Brasil com nossas próprias mãos, mesmo que seja um pouco, pois o pouco pode se tornar enorme.

Um comentário:

  1. Obrigada, minha linda flor!!!!
    Meu coração se enche de alegria com tuas palavras!!!! A nossa profissão é muito ingrata, porque plantamos e entregamos para o mundo, nunca podemos acompanhar nossas plantinhas, ou quase nunca!!!! Agradeço a Deus por tu teres passado por mim e agradeço a ti por ter levado um pouquinho de mim!!!! Besitos en tu corazón, profe Si

    ResponderExcluir