segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Aos mestres e às mestras, com carinho

Feliz dia dxs professorxs!

Ser professora é formar novos cidadãos e novas cidadãs para terem um pensamento crítico, sendo capazes de fazerem suas prórias reflexões, tirando suas próprias conclusões acerca do bombardeamento de informações que recebemos nessa nova era.

Festejo pelo dia de hoje porque tenho orgulho de dizer que sou mestra e que formo todas as outras profissões inspirando meus alunos e minhas alunas.

Contudo, lamento, ao mesmo tempo, devido às inúmeras notícias de violência contra xs professorxs (verbais e/ou fisicas). Com o passar do tempo, isso só aumenta.
E é assustador.
Eu fico apavorada diante de situações de violência contra xs professorxs porque, entendam, EDUCAÇÃO E RESPEITO DEVEM SER APRENDIDOS EM CASA. É necessário, portanto, que as crianças tenham um bom exemplo com quem convive diariamente com elas (seja de quem for: pai, mãe, avó, avô, tio, tia...).

O respeito é necessário com aquela pessoa que está fazendo o seu trabalho, que se formou para aquilo e faz de tudo para que o aprendizado dxs alunxs seja eficaz independente das condições da instituição. O respeito é necessário, sobretudo, com todos os seres vivos do mundo.

E toco agora num último ponto para as pessoas que acham que se informam pelo wattsapp: NÃO existe kit gay e nenhuma educação básica será eficaz se for à distância (já que um dos objetivos da educação básica presencial é a aprendizagem da convivência no meio social) - tem mais outras coisas que o outro lá diz, mas, por ora, vou me atar somente a essas.

Ainda, agradeço a todos os mestres e mestras que tive na minha trajetória escolar, universitária e na pós.

Por fim, desejo, neste dia, que nós, professores e professoras sejamos mais valorizados (não só pelo valor salarial) socialmente e politicamente.

Nós somos guerreiros e guerreiras que acreditamos que só a educação (a de casa em parceria com a da escola, uma complementando a outra) é capaz de salvar as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário