domingo, 25 de março de 2012

1.201

Turma boa essa. Turma cheia de crianças esforçadas, não estão na idade de sentirem "fome" de aprendizado ainda - espero que um dia sintam -, mas se esforçam.

A primeira semana passou tranquila, já sei o nome da maioria, e fui bem recebida. Média de seis, sete anos; todos já são uns queridos, me ajudam e me dão muito carinho.

Cada um do seu jeito e a cada dia que passa mais eu conheço cada um e cada um se destaca do seu jeito natural:
Desenho que eu ganhei de um dos anjos.
João Victor será um romântico à moda antiga, um sensível e sem vergonha ao mesmo tempo.
Lucas será um gênio, e se continuar se esforçando poderá ir até mais além.
Marcela será uma princesa.
Clara é e sempre será a "legalmente loira".
Ana é a péssima mentirosa e extremamente carinhosa.
Maria Clara é meio "clichê", mas fofa.
Wisla, original e simpática.
Kayke, Íthalo e Pétrik, três pestes fofas.
Laís é a dedo duro e modelo mulata.
Jéssica é amiga, carinhosa e esforçada.
Reinaldo, assim como o Lucas, será um gênio.
Clarinha e Matheus vivem em seus fantásticos mundos.

Mas nenhum deixa de ser um querido, nem deixaram de roubar um pedacinho do meu coração.
Como é possível perceber, eles me inspiraram, criança é uma criatura interessante, me perco quando estou com eles. Estou vivendo uma experiência incrível, não tenho do que reclamar, eles me dão energia (e gastam também) para um novo dia que vai surgindo, eu ganho o dia só com um me chamando: "ôô tiiiiaaaa". Confesso que adoro ouvir um "Tia, me ajuda ? Não sei fazer" Aí eu vou e faço além do meu papel, ensino a ler, a escrever, incentivo o esforço mental, incentivo a vontade de aprender.
E aquele sorriso no rosto sem dente porque conseguiu ler "régua" ? É lindo, lindo. Só quem vê de perto, como eu, sabe o que é sensação de dever cumprido, dia a dia. E que a cada dia que passe seja assim. Meu objetivo, mesmo sozinha, é mudar, pelo menos, parte da educação brasileira e eu tenho certeza de que conseguirei fazer essas coisinhas se esforçarem cada vez mais.

E o sorriso no rosto por me ver na porta da escola ? Que coisa mais linda, que alegria que eles me dão com esses gestos simples ! No fim de tudo eu só tenho a agradecer a cada um desses anjos que enchem a minha vida de vida a cada dia que passa !

Um comentário:

  1. Muito bonito ler o seu deslumbre com esse novo mundo que lhe aguarda ansioso: o do aprendizado. Daqui para frente será pura troca de sabedorias, experiências, tristezas, alegrias e de convívio como um todo entre você e os seus alunos! Vale lembrar que em diversas vezes quem assume papel de aluno somos nós... Parabéns pelo texto! Confesso que me prendeu até o fim.
    Saudades!
    Do amigo,
    JP

    ResponderExcluir