quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Que venha setembro

E que seja muito bem-vindo o mês das flores, o MEU mês, o mês da minha mãe, o mês de muita gente querida, um mês lindíssimo ! - Não posso deixar de recepcioná-lo. :)

Ontem, assim que entrei no ônibus para voltar para casa, dei "Boa noite" ao trocador, como sempre faço, mas não senti conforto ou felicidade (se posso dizer assim) em sua voz; sentei, enfim. Logo no próximo ponto, um garoto entrou, depois que ele passou da roleta, o trocador virou para a mulher que estava sentada ao seu lado e disse: "Passa aí" como se o garoto tivesse dito isso ao querer que o trabalhador passasse seu "Rio Card", e foi, depois o trocador ficou com uma cara pior do que antes. Sabe a educação ? Passou longe no caso desse menino, já grande o suficiente para entender a dificuldade do dia-a-dia de cada um nesse Brasil.

Educação. 
É algo que se aprende em casa. Sim, em casa. É aprendendo a tratar bem os nossos pais e irmãos (se tiver) - ou com quem você morar, sua família, enfim - bem, independentemente do nosso humor, é tratar com cordialidade, é deixar a pessoa bem e não fazê-la sentir-se mal com uma má educação só porque você está mal.
Ser educado é ser isso, bom para toda e qualquer pessoa por mais que seu dia tenha sido péssimo ou que você tenha "levantado com o pé esquerdo da cama". Lembre-se de uma coisa: ninguém tem culpa por você se sentir mal, estar mal, que seja. Sim, alguém, uma única pessoa pode ter lhe feito algum mal, mas não é por causa disso que você tem que ser mal educado com qualquer pessoa que encontrar pela rua. Eu já presenciei fatos assim, pois fui da turma de uma pessoa que era assim, ela só distanciava as pessoas que queriam estar perto dela com esse jeito.

Educação.
Como segundo passo, esta também se aprende na escola. Na escola é onde se aprende a viver em sociedade, a tolerar, a amar, a gostar, a admirar, a ter educação com todas as pessoas. Se tem gente que não aprende isso, a culpa é da escola ou da família que não estimula tais atos. Sim, tem gente que tem culpa nessa história toda, não nascemos sabendo, a gente vai aprendendo, mas temos que aprender com quem quer ensinar.

Ensinar. Palavra bonita, não ?
Mesmo que você, leitor, não seja ou não queira ser um professor ou até mesmo pai/mãe; a palavra é bonita, admita. É com ela que aprendemos, generalizando, a viver.  Como assim ? Se alguém quer, tem o prazer de nos ensinar, nós aprendemos. Neste "viver" está o andar, o falar, o comer, o sorrir, o tolerar, o ser educado, o brincar, o escrever, o ler... Enfim, o viver mesmo.

Eu refleti muito nessa história pelo resto do meu caminho até chegar a casa, eu pensei muito no pobre trocador e no garoto mal educado que, de repente, não teria motivos para ser assim, sabe rebelde sem causa ? Mas não sei, ninguém sabe do seu destino e nem de como é a sua vida. De qualquer maneira, nada justifica a má educação.

Um comentário:

  1. Muito bom prima!
    É bem isso aí mesmo...
    E é difícil saber exatamente quem é responsável por tanta falta de educação que existe por aí. =/
    Beijos, e adorei seu blog! :)

    ResponderExcluir